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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

SANTIAGO, Mylene Cristina  y  SANTOS, Mônica Pereira dos. Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.485-502. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645248.

Este artigo busca analisar uma experiência de formação continuada de professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado no Rio de Janeiro. Nossa argumentação, fundamentada no que denominamos uma perspectiva omnilética, focaliza o planejamento de ações educativas que possibilitem um deslocamento do olhar da deficiência para as potencialidades dos alunos. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas coletivas realizadas em 2012, e com um Ciclo de Formação de 60 horas, ocorrido no ano de 2013. Os resultados apontam para a centralidade do planejamento pedagógico como um processo de investigação/ação, que requer a participação dos atores escolares em situações de reflexão e na transformação da realidade escolar.

Palabras clave : Formação de Professores; Planejamento; Atendimento Educacional Especializado; Inclusão em Educação; Perspectiva Omnilética.

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