SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questãoMovimentos e Matérias da Iniciação à Docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

TREVISAN, Marlon Dantas  y  PAGNI, Pedro Angelo. Uma Reflexão sobre Didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º ano. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.503-524. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645497.

Este trabalho descreve como a lógica adultocêntrica, que há muito rege as relações escolares, pode comprometer a didática e suas metodologias, em especial o apostilamento. O aporte teórico se baseia no pragmatismo de Dewey e Peirce, fundamentando as análises das linguagens que se interpenetram na elaboração dos conteúdos. Abordam-se exercícios de uma apostila do 4.º ano do ensino fundamental, vendida em nível nacional, relativos às disciplinas de geografia e matemática. As asserções obtidas revelam que a experiência infantil foi pouco considerada, o que explica em parte o desinteresse das crianças pelos discursos pedagógico-científicos, tais como aparecem nas apostilas. Como resposta possível ao problema, propõe-se o encontro entre as subjetividades docente e discente.

Palabras clave : Dicotomia; Racionalidade; Experiência; Signo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )