SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2A Reflection about Didactics in K-12 Education: teaching and learning package in the 4th gradeThe Symmetry in Math Classes: an investigative proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

ZORDAN, Paola. Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.525-547. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645945.

Movimentos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), desenvolvido junto à Escola Básica com acadêmicos licenciandos, se apresentam aqui junto à perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari. O conceito de matéria é tratado frente sua intrínseca relação com a constituição das disciplinas do conhecimento, enfatizando o dispositivo que envolve o início da atuação de licenciandos em sala de aula. O encontro entre mestres e discípulos configura uma disciplina cuja matéria é constituída na aprendizagem do ensino via uma série de ações, entre as quais se ressalta a criação.

Keywords : Matéria; Disciplina; Escola Básica; Criação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )