SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Uma Reflexão sobre Didática na Educação Básica: o apostilamento no 4.º anoA Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

ZORDAN, Paola. Movimentos e Matérias da Iniciação à Docência. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.525-547. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645945.

Movimentos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), desenvolvido junto à Escola Básica com acadêmicos licenciandos, se apresentam aqui junto à perspectiva esquizoanalítica de Deleuze e Guattari. O conceito de matéria é tratado frente sua intrínseca relação com a constituição das disciplinas do conhecimento, enfatizando o dispositivo que envolve o início da atuação de licenciandos em sala de aula. O encontro entre mestres e discípulos configura uma disciplina cuja matéria é constituída na aprendizagem do ensino via uma série de ações, entre as quais se ressalta a criação.

Palabras clave : Matéria; Disciplina; Escola Básica; Criação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )