SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Movements and Matters of Teaching InitiationTeaching Reading in Contemporary Pedagogic Discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

LOPES, Lidiane Schimitz; ALVES, Gilson Leandro Pacheco  and  FERREIRA, André Luís Andrejew. A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.549-572. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646015.

Este artigo apresenta um panorama acerca da didática da matemática e da simetria, além de uma proposta de atividades. Baseando-se em teorias que envolvem a didática da matemática, elaborou-se uma sequência didática fazendo uso de materiais acessíveis, possível de ser realizada em turmas numerosas. Paralelamente, pela Etnomatemática, percebe-se que ao longo da história, os padrões simétricos relacionam-se com o respectivo momento cultural. Nessa pesquisa, explora-se uma abordagem das transformações geométricas para o Ensino Fundamental. Por meio da aplicação e análise da sequência didática detalhada nesse trabalho, acredita-se ter contribuído para que surjam outras possibilidades, considerando sempre as especificidades de cada turma.

Keywords : Didática da Matemática; Etnomatemática; Investigação; Simetria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )