SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Movimentos e Matérias da Iniciação à DocênciaO Ensino da Leitura no Discurso Pedagógico Contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LOPES, Lidiane Schimitz; ALVES, Gilson Leandro Pacheco  y  FERREIRA, André Luís Andrejew. A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.549-572. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646015.

Este artigo apresenta um panorama acerca da didática da matemática e da simetria, além de uma proposta de atividades. Baseando-se em teorias que envolvem a didática da matemática, elaborou-se uma sequência didática fazendo uso de materiais acessíveis, possível de ser realizada em turmas numerosas. Paralelamente, pela Etnomatemática, percebe-se que ao longo da história, os padrões simétricos relacionam-se com o respectivo momento cultural. Nessa pesquisa, explora-se uma abordagem das transformações geométricas para o Ensino Fundamental. Por meio da aplicação e análise da sequência didática detalhada nesse trabalho, acredita-se ter contribuído para que surjam outras possibilidades, considerando sempre as especificidades de cada turma.

Palabras clave : Didática da Matemática; Etnomatemática; Investigação; Simetria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )