SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativaO Papel da Mediação na Construção de Conceitos Históricos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BARRETO, Raquel Goulart  y  GUIMARAES, Glaucia Campos. O Ensino da Leitura no Discurso Pedagógico Contemporâneo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.573-590. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646065.

Fundado na análise de uma proposta de trabalho com leitura em pesquisa participante, este artigo visa a discutir leitura e produção textual na escola hoje. Está dividido em quatro seções que abordam: (1) o discurso pedagógico como arena de luta por hegemonia, envolvendo os modos pelos quais as tecnologias da informação e da comunicação tendem a ser recontextualizadas nas práticas escolares; (2) meios de buscar a aproximação do movimento dos sentidos através do ensino da leitura; (3) resultados da pesquisa desenvolvida em uma escola pública, visando a fornecer subsídios para outros movimentos de recontextualização; e (4) dimensões do trabalho docente, com ênfase em leitura e produção textual.

Palabras clave : Ensino; Leitura; Produção Textual; Discurso Pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )