SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2O Ensino da Leitura no Discurso Pedagógico ContemporâneoEnsino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

SIMAN, Lana Mara de Castro  e  COELHO, Araci Rodrigues. O Papel da Mediação na Construção de Conceitos Históricos. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.591-612. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646116.

O artigo apresenta a análise das interações discursivas ocorridas no plano coletivo de uma aula de História, realizada numa turma de 1o ano do Segundo Ciclo, no contexto de uma pesquisa-ação, que visou à construção do conceito de migração pelos alunos. Tomou-se como suposto teórico que a construção e apropriação de conhecimentos históricos pelos alunos não se processam diretamente entre o sujeito e o objeto a ser conhecido. Entre esses existe o papel mediador dos conceitos históricos e da ação mediada do professor e dos meios mediacionais, ou seja, da linguagem, de signos e ferramentas, na sua construção pelos alunos.

Palavras-chave : Didática da História; Construção de Conceitos Históricos; Interações Discursivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )