SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2The Role of Mediation when Constructing Historical ConceptsTeachers Education and the Didactics for Human Development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira  and  ROSA, Sandra Valéria Limonta. Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.613-627. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646133.

O artigo problematiza a formação de professores nos cursos de Licenciatura, em particular no de Pedagogia, apontando o dilema que aí se faz presente acerca da didática fundamental e didáticas específicas. Partindo da defesa da ideia de que para ensinar na educação básica é indispensável superar esse dilema, descreve-se a teoria do ensino desenvolvimental e argumenta-se sobre suas contribuições para o enfrentamento desse dilema, tendo em vista o alcance do objetivo mais primordial da educação básica: a aprendizagem consciente e crítica dos conteúdos escolares como condição essencial aos alunos na compreensão e análise do mundo em que vivem.

Keywords : Didática; Educação Básica; Ensino Desenvolvimental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )