SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2O Papel da Mediação na Construção de Conceitos HistóricosFormação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira  y  ROSA, Sandra Valéria Limonta. Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.613-627. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646133.

O artigo problematiza a formação de professores nos cursos de Licenciatura, em particular no de Pedagogia, apontando o dilema que aí se faz presente acerca da didática fundamental e didáticas específicas. Partindo da defesa da ideia de que para ensinar na educação básica é indispensável superar esse dilema, descreve-se a teoria do ensino desenvolvimental e argumenta-se sobre suas contribuições para o enfrentamento desse dilema, tendo em vista o alcance do objetivo mais primordial da educação básica: a aprendizagem consciente e crítica dos conteúdos escolares como condição essencial aos alunos na compreensão e análise do mundo em que vivem.

Palabras clave : Didática; Educação Básica; Ensino Desenvolvimental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )