SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

LIBANEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.629-650. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646132.

O artigo discute o problema da dissociação e do paralelismo entre dois tipos de conhecimento na formação profissional de professores, o disciplinar e o pedagógico. São apresentadas posições teóricas sobre esta questão para, em seguida, dar destaque à teoria do ensino para o desenvolvimento humano de Davydov como alternativa ao enfrentamento do problema. Por fim, argumenta sobre o potencial dessa teoria para a compreensão da necessária conexão entre didática, didáticas específicas e metodologias de ensino de modo a assegurar, no currículo, a interpenetração entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico.

Palabras clave : Formação de Professores; Didática Desenvolvimental; Conhecimento Disciplinar; Conhecimento Pedagógico; Ensino e Desenvolvimento Humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )