SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3The Rural School Model - Is that a Model Transferable to Other Schools?Zapatista Education as a Basis for Autonomy in South-Eastern Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

JANATA, Natacha Eugênia  and  ANHAIA, Edson Marcos de. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.685-704. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645783.

O artigo trata da formação de professores que atuam nas escolas/classes multisseriadas do campo, tendo como base os princípios da Educação do Campo, em contraposição ao pacote educacional denominado como Programa Escola Ativa, implementado no Brasil em 1997. Inicia abordando o contexto dos anos 1990, com as políticas neoliberais que atingem a educação no país e da qual decorrem, entre outros, o fechamento das escolas/classes multisseriadas no campo. Aborda o Programa Escola Ativa e sua vinculação às políticas neoliberais no país, discorrendo sobre os princípios da Educação do Campo, finalizando com indicativos para a formação de professores de escolas/classes multisseriadas.

Keywords : Educação do Campo; Escolas Multisseriadas; Neoliberalismo; Organismos Internacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )