SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3El Modelo de Escuela Rural ¿Es un Modelo Transferible a Otro Tipo de Escuela?La Educación Zapatista como Base de la Autonomía en el Sureste Mexicano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

JANATA, Natacha Eugênia  y  ANHAIA, Edson Marcos de. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.685-704. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645783.

O artigo trata da formação de professores que atuam nas escolas/classes multisseriadas do campo, tendo como base os princípios da Educação do Campo, em contraposição ao pacote educacional denominado como Programa Escola Ativa, implementado no Brasil em 1997. Inicia abordando o contexto dos anos 1990, com as políticas neoliberais que atingem a educação no país e da qual decorrem, entre outros, o fechamento das escolas/classes multisseriadas no campo. Aborda o Programa Escola Ativa e sua vinculação às políticas neoliberais no país, discorrendo sobre os princípios da Educação do Campo, finalizando com indicativos para a formação de professores de escolas/classes multisseriadas.

Palabras clave : Educação do Campo; Escolas Multisseriadas; Neoliberalismo; Organismos Internacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )