SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Zapatista Education as a Basis for Autonomy in South-Eastern MexicoPesticides in Science Education: the study in the field education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

SANT'ANNA, Paulo Afranio  and  MARQUES, Luiz Otávio Costa. Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.725-744. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645795.

O presente artigo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico. Ao discutir a formação do professor da educação básica no Brasil, destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. Apresenta o Pibid como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas. Diferencia o Pibid Diversidade como demanda das escolas do campo e indígena que visa fortalecer a construção de práticas pedagógicas em parceria com os sujeitos do campo. Discute o potencial desse programa para fortalecer o projeto de Educação do Campo em construção no país. Apresenta os resultados de um projeto desenvolvido na comunidade Santa Luzia, MG.

Keywords : Formação do Professor; Pibid; Educação do Campo; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )