SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Pesticides in Science Education: the study in the field educationCurriculum and the MST: knowledge conflicts and strategies in the production of subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Abstract

BRITTO, Néli Suzana  and  SILVA, Thais Gabriella Reinert da. Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.763-784. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645797.

Teceremos neste artigo reflexões sobre o processo de consolidação dos princípios e diretrizes para a Educação do Campo no currículo do curso de formação docente como balizadores para a ação educativa nas escolas do campo. Discutiremos sobre os princípios da Alternância Pedagógica e Formação por Área para a concretização de uma perspectiva educacional emancipatória articulada pelos elementos: ensino de Ciências, interdisciplinaridade e estudo da realidade em percursos formativos que tenham por aporte teórico os diálogos Freireanos. Focaremos alguns elementos da prática que vem sendo consolidada na Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina.

Keywords : Educação do Campo; Área Ciências da Natureza; Investigação Temática; Alternância Pedagógica; Formação Docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )