SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Agrotóxicos no Ensino de Ciências: uma pesquisa na educação do campoCurrículo e MST: conflitos de saberes e estratégias na produção de sujeitos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BRITTO, Néli Suzana  y  SILVA, Thais Gabriella Reinert da. Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.763-784. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645797.

Teceremos neste artigo reflexões sobre o processo de consolidação dos princípios e diretrizes para a Educação do Campo no currículo do curso de formação docente como balizadores para a ação educativa nas escolas do campo. Discutiremos sobre os princípios da Alternância Pedagógica e Formação por Área para a concretização de uma perspectiva educacional emancipatória articulada pelos elementos: ensino de Ciências, interdisciplinaridade e estudo da realidade em percursos formativos que tenham por aporte teórico os diálogos Freireanos. Focaremos alguns elementos da prática que vem sendo consolidada na Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina.

Palabras clave : Educação do Campo; Área Ciências da Natureza; Investigação Temática; Alternância Pedagógica; Formação Docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )