SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Agrotóxicos no Ensino de Ciências: uma pesquisa na educação do campoCurrículo e MST: conflitos de saberes e estratégias na produção de sujeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BRITTO, Néli Suzana  e  SILVA, Thais Gabriella Reinert da. Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidade. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.763-784. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645797.

Teceremos neste artigo reflexões sobre o processo de consolidação dos princípios e diretrizes para a Educação do Campo no currículo do curso de formação docente como balizadores para a ação educativa nas escolas do campo. Discutiremos sobre os princípios da Alternância Pedagógica e Formação por Área para a concretização de uma perspectiva educacional emancipatória articulada pelos elementos: ensino de Ciências, interdisciplinaridade e estudo da realidade em percursos formativos que tenham por aporte teórico os diálogos Freireanos. Focaremos alguns elementos da prática que vem sendo consolidada na Licenciatura em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave : Educação do Campo; Área Ciências da Natureza; Investigação Temática; Alternância Pedagógica; Formação Docente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )