SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Educação do Campo: formação em ciências da natureza e o estudo da realidadeAprendizagem Humana: implícita e explícita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

RIBEIRO, Vândiner  y  PARAISO, Marlucy Alves. Currículo e MST: conflitos de saberes e estratégias na produção de sujeitos. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.785-808. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623645800.

Este artigo trata dos conflitos em torno dos saberes disponibilizados nos currículos de duas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e das estratégias ali inscritas para a produção de sujeitos. Insere-se no campo do currículo na vertente pós-crítica, incorporando ferramentas conceituais dos Estudos Culturais e dos estudos de Michel Foucault. O argumento desenvolvido é o de que apesar de as relações de poder-saber forjadas no currículo das escolas investigadas serem marcadas pela presença predominante dos conhecimentos autorizados, há ali um esforço de ensinar outros saberes que contribuem para disponibilizar algumas posições de sujeito que são de importância estratégica para a produção do sujeito Sem Terra.

Palabras clave : Currículo; Educação do Campo; MST; Poder-Saber; Produção de Sujeitos.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )