SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Aprendizagem Humana: implícita e explícitaAnálise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

TRINDADE, Iole Maria Faviero; MELLO, Darlize Teixeira de  e  SILVA, Thaise da. A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.829-857. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623641516.

Este trabalho contextualiza a trajetória dos discursos na área da alfabetização, por meio do exame de seus primeiros métodos com soletração e sem soletração, de ordens discursivas, como a analítica e a sintética, e de propostas de alfabetização veiculadas por políticas públicas, como a do Programa Nacional do Livro Didático e a Provinha Brasil, no que concerne à implementação e avaliação da alfabetização, a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos nas escolas brasileiras, desde o ano de 2006. Tal contextualização objetiva localizar a atualização dos primeiros métodos de ensino da leitura e da escrita e suas ordens discursivas em propostas de alfabetização contemporâneas.

Palavras-chave : Métodos Tradicionais de Alfabetização; Propostas Contemporâneas de Alfabetização; Estudos Culturais em Educação; Programa Nacional do Livro Didático; Provinha Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )