SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas ContemporâneasPor favor, chamem a professora! Relato de uma Experiência Clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

DURO, Mariana Lima  y  BECKER, Fernando. Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.859-882. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623641714.

Nesta pesquisa busca-se compreender a psicogênese do pensamento combinatório na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Analisa-se os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio na resolução de situações experimentais de análise combinatória, no intuito de compreender como esta noção é construída por eles. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção de possibilidades. Acredita-se que alguns métodos escolares possam prejudicar a construção do raciocínio formal, justificando as dificuldades dos jovens em compreender mecanismos combinatórios.

Palabras clave : Combinatória; Epistemologia Genética; Aprendizagem; Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )