SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemáticaImagens de uma Nova Economia Identitária dos Corpos Grávidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

PINHEIRO, Nadja Nara Barbosa  y  MAIA, Maria Vitória Mamede. Por favor, chamem a professora! Relato de uma Experiência Clínica. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.883-898. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623644720.

O artigo propõe uma reflexão sobre a possibilidade do encontro com os conceitos teóricos psicanalíticos, na universidade, seja capaz de provocar certo mal-estar, em alguns alunos, diante do qual um pedido de ajuda pode ser endereçado aos professores de psicanálise. Em resposta, cientes de que, como professores, não respondemos do lugar do analista, acreditamos, entretanto, que devemos nos posicionar desde o lugar da psicanálise. Objetivando sustentar tal posicionamento, um episódio em que uma aluna da graduação se tranca em uma das salas da universidade chamando por sua professora será tomado como o exemplo paradigmático de uma experiência que se configurou como clínica para além dos domínios de um processo analítico.

Palabras clave : Experiência Clínica; Psicanálise; Universidade; Freud; Winnicott.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )