SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Imagens de uma Nova Economia Identitária dos Corpos Grávidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Resumo

BRITO, Daniel Bezerra de. Histórias de Vida e Saberes Docentes das Educadoras da Zona Urbana e Rural. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.923-945. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623644772.

O artigo discute o perfil e as narrativas de histórias de vida de 40 educadoras municipais da Educação Infantil da zona urbana e rural do RN. As narrativas revelaram que as trajetórias de vida pessoal e profissional, a partir dos saberes da experiência, têm repercussões nas práticas pedagógicas das educadoras. As relações entre vida pessoal e profissional foram retomadas pela perspectiva sociológica neste artigo como história individual e social entre a educadora e seu grupo de pertença ou campo social. A subjetividade dessas relações contida nas narrativas foi compreendida como informações intencionais, mas que ocultam as retóricas dirigidas pelas educadoras aos grupos de pertença, entre outros, a família, a escola e a profissão.

Palavras-chave : Histórias de Vida; Saberes da Experiência; Formação e Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )