SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Continuing Education of Early Childhood Education Teachers: what debate should it be?The Language Movement in Babies' Education for Teachers' Development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

INFANTINO, Agnese. Qual Formação no Trabalho Educativo com a Primeira Infância?. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.987-1004. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651715.

Uma ênfase sobre reflexividade, na formação das profissões da primeira infância, expõe tanto ao risco de desvalorizar a dimensão da prática quanto ao de supervalorizar a individualidade de cada profissional reflexivo. Estes riscos são elevados na formação das profissões da primeira infância onde são essenciais as práticas educativas, o grupo profissional, a cultura da instituição educativa. Quais abordagens praticar para a formação destas profissões? Os modelos montessoriano e pikleriano, a didática profissional, a pedagogia interativa e a formação na prática.

Keywords : Formação; Profissões Educativas; Primeira Infância; Práticas Educativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )