SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Formación Continua de los Docentes de la Educación Infantil: ¿cuál debe ser el debate?A Linguagem Movimento na Educação de Bebês para a Formação de Professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

INFANTINO, Agnese. Qual Formação no Trabalho Educativo com a Primeira Infância?. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.987-1004. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651715.

Uma ênfase sobre reflexividade, na formação das profissões da primeira infância, expõe tanto ao risco de desvalorizar a dimensão da prática quanto ao de supervalorizar a individualidade de cada profissional reflexivo. Estes riscos são elevados na formação das profissões da primeira infância onde são essenciais as práticas educativas, o grupo profissional, a cultura da instituição educativa. Quais abordagens praticar para a formação destas profissões? Os modelos montessoriano e pikleriano, a didática profissional, a pedagogia interativa e a formação na prática.

Palavras-chave : Formação; Profissões Educativas; Primeira Infância; Práticas Educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )