SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Which Teacher Training for Early Childhood Educators?Pedagogy as a Poetic Gesture of Language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GARANHANI, Marynelma Camargo  and  NADOLNY, Lorena de Fátima. A Linguagem Movimento na Educação de Bebês para a Formação de Professores. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1005-1026. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651737.

Este estudo aborda uma proposta de educação para bebês, ancorada nos pressupostos de Wallon, para discutir estratégias formativas que mobilizam a reflexão de professores sobre saberes da linguagem movimento na Educação Infantil. Para isto, utilizamos estratégias desenvolvidas com professoras de berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (Paraná), em parceria com o projeto de formação de professores Educamovimento: saberes e práticas na Educação Infantil da UFPR (2008-2013). O projeto nos levou a concluir que a formação continuada na Educação Infantil necessita promover a reflexão de práticas educativas que superem dificuldades pedagógicas, planejamento de situações educativas em consonância com as características dos bebês e de suas possibilidades de movimentação, a organização do cotidiano pedagógico e suas práticas de movimento.

Keywords : Educação de Bebês; Formação de Professores; Corpo e Movimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )