SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4The Language Movement in Babies' Education for Teachers' DevelopmentTeacher Training between the Museum and the Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RICHTER, Sandra Regina Simonis  and  BERLE, Simone. Pedagogia como Gesto Poético de Linguagem. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1027-1043. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651542.

O ensaio aborda a relação entre experiência de linguagem e imaginação poética a partir das reflexões de Agamben, Merleau-Ponty e Bachelard como estratégia para tensionar o problema da descontinuidade temporal que tece a alteridade linguageira dos encontros entre crianças pequenas e adultos. Reivindica a compreensão pedagógica de que é interagindo poeticamente com o mundo, desencadeando tempos de presença e assumindo tentativas de plasmar sentidos singulares no coletivo, e não dele distanciando-se analiticamente, que podemos perseguir a linguagem como gesto desvinculado de qualquer instrumentalidade. A questão pedagógica que emerge não é a da liberdade enraizada no individuo, mas a do viver juntos.

Keywords : Infância; Experiência da Linguagem; Imaginação; Poético.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )