SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4A Linguagem Movimento na Educação de Bebês para a Formação de ProfessoresFormar-se com Arte entre Museu e Pré-escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

RICHTER, Sandra Regina Simonis  y  BERLE, Simone. Pedagogia como Gesto Poético de Linguagem. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1027-1043. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651542.

O ensaio aborda a relação entre experiência de linguagem e imaginação poética a partir das reflexões de Agamben, Merleau-Ponty e Bachelard como estratégia para tensionar o problema da descontinuidade temporal que tece a alteridade linguageira dos encontros entre crianças pequenas e adultos. Reivindica a compreensão pedagógica de que é interagindo poeticamente com o mundo, desencadeando tempos de presença e assumindo tentativas de plasmar sentidos singulares no coletivo, e não dele distanciando-se analiticamente, que podemos perseguir a linguagem como gesto desvinculado de qualquer instrumentalidade. A questão pedagógica que emerge não é a da liberdade enraizada no individuo, mas a do viver juntos.

Palabras clave : Infância; Experiência da Linguagem; Imaginação; Poético.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )