SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Pedagogia como Gesto Poético de LinguagemFormação Docente para a Educação Pré-Escolar na Época da Ditadura Militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ZUCCOLI, Franca. Formar-se com Arte entre Museu e Pré-escola. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1045-1060.  Epub 10-Set-2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623651713.

O percurso que uma educação à arte permite desenvolver, dentro da Pré-escola e dentro do museu, com crianças de 3 a 6 anos, é uma forma diferente de se posicionar em relação às potencialidades das crianças e dos/as professores/as. Neste artigo deseja-se apresentar a importância da formação de professores/as realizada nos museus, onde o contato com as obras presentes é elemento de desenvolvimento da profissionalidade. A concepção da criação artística se caracteriza, de fato, por implicar escolhas, reflexões, tentativas, mudanças, atingindo uma produção visível e compartilhada. Estas mesmas ações podem ser realizadas, após a experiência no museu, se o próprio museu se oferece como estímulo para novas hipóteses.

Palavras-chave : Formação; Crianças Pequenas; Pré-escola; Práticas Pedagógicas; Museu..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )