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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CHRISTOFARI, Ana Carolina; FREITAS, Claudia Rodrigues de  y  BAPTISTA, Claudio Roberto. Medicalização dos Modos de Ser e de Aprender. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1079-1102.  Epub 17-Ago-2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623642057.

Este artigo analisa os modos de ser e aprender na escola, considerando a medicalização como dispositivo que transforma comportamentos da vida humana em patologias. Investe-se na dimensão histórico-conceitual, problematizando esse processo. Os acontecimentos escolares apresentados dão visibilidade à prática escolar de inventar diagnósticos que justifiquem o não-aprender. O presente artigo apoia-se no pensamento foucaultiano, sobretudo, em relação à estratégia constitutiva de subjetividades pelos discursos. A análise, ao problematizar as práticas escolares e os discursos patologizantes, investe na compreensão da condição humana considerada em permanente transformação.

Palabras clave : Educação Especial; Medicalização; Patologização; Inclusão Escolar.

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