SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Medicalization of Modes of Being and LearningRural Education in Paraná: an analysis from Guarapuava (1930-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LIMA, Nádia Laguárdia de et al. Psicanálise e Educação: um tratamento possível para as queixas escolares. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1103-1125.  Epub Aug 06, 2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623645088.

Este artigo apresenta uma reflexão teórica decorrente de um trabalho realizado com professores do ensino fundamental em uma escola pública. Foi utilizada, como metodologia de trabalho, a conversação de orientação psicanalítica, apoiada pela ética do desejo e da responsabilização. As conversações tiveram como tema central as dificuldades encontradas pelos professores em suas práticas docentes. Os professores elegeram três principais impasses para a sua prática educativa: a família, a sexualidade e as políticas públicas. Com base na teoria dos discursos e na tríade temporal proposta por Lacan: o instante de ver, o tempo de compreender e o momento de concluir, o artigo apresenta uma reflexão sobre os efeitos da oferta da palavra aos professores na escola.

Keywords : Psicanálise; Escola; Conversação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )