SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Medicalização dos Modos de Ser e de AprenderA Educação Rural no Paraná: uma análise a partir de Guarapuava (1930-1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de et al. Psicanálise e Educação: um tratamento possível para as queixas escolares. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1103-1125.  Epub 06-Ago-2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623645088.

Este artigo apresenta uma reflexão teórica decorrente de um trabalho realizado com professores do ensino fundamental em uma escola pública. Foi utilizada, como metodologia de trabalho, a conversação de orientação psicanalítica, apoiada pela ética do desejo e da responsabilização. As conversações tiveram como tema central as dificuldades encontradas pelos professores em suas práticas docentes. Os professores elegeram três principais impasses para a sua prática educativa: a família, a sexualidade e as políticas públicas. Com base na teoria dos discursos e na tríade temporal proposta por Lacan: o instante de ver, o tempo de compreender e o momento de concluir, o artigo apresenta uma reflexão sobre os efeitos da oferta da palavra aos professores na escola.

Palavras-chave : Psicanálise; Escola; Conversação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )