SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Psicanálise e Educação: um tratamento possível para as queixas escolaresAs Relações entre a Escola e o Aluno: uma história em transformação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SIKORA, Denise; HIDALGO, Angela Maria  y  JUNIOR, Carlos Herold. A Educação Rural no Paraná: uma análise a partir de Guarapuava (1930-1960). Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1127-1148.  Epub 17-Ago-2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623645804.

O objetivo deste artigo é analisar diferentes posicionamentos sobre a importância da educação rural a partir da cidade de Guarapuava, no período de 1930 a 1960. Tendo como base empírica jornais circulantes na cidade, também utilizamos outros documentos para pensar a questão em um prisma que parte do âmbito nacional, passa pelo estadual, para chegar ao municipal. Como resultado desse trajeto analítico, pudemos ver que a educação rural em Guarapuava manifesta sua importância alternando defesas sobre o valor da educação e denúncias das mazelas no atendimento dessa modalidade educacional.

Palabras clave : Educação Rural; Educação Popular; História da Educação; Jornais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )