SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Rural Education in Paraná: an analysis from Guarapuava (1930-1960)For a Non-Fascist Didactics: questioning the training of teachers for the K-12 education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CHAVES, Miriam Waidenfeld. As Relações entre a Escola e o Aluno: uma história em transformação. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1149-1167. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623645958.

A escola, no último século, ao mesmo tempo em que se transforma na agência socializadora por excelência, também se torna alvo de insatisfações, indicando que seja entendida segundo esse duplo movimento: se historicamente nos deparamos com a consagração da forma escolar de socialização, igualmente nos confrontamos com o fim de seu programa institucional. Este texto, através de uma abordagem histórico-social, desenvolve algumas considerações sobre a fixação do paradigma escolar na modernidade e analisa a crise da escola, destacando as formas hegemônicas e em mudança de certas maneiras de pensar, agir e sentir de um dos principais grupos sociais que a compõem: os alunos.

Keywords : Escola; Aluno; História; Modernidade; Crise.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )