SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4A Educação Rural no Paraná: uma análise a partir de Guarapuava (1930-1960)Por uma Didática Não-Fascista: problematizando a formação docente à educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CHAVES, Miriam Waidenfeld. As Relações entre a Escola e o Aluno: uma história em transformação. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1149-1167. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623645958.

A escola, no último século, ao mesmo tempo em que se transforma na agência socializadora por excelência, também se torna alvo de insatisfações, indicando que seja entendida segundo esse duplo movimento: se historicamente nos deparamos com a consagração da forma escolar de socialização, igualmente nos confrontamos com o fim de seu programa institucional. Este texto, através de uma abordagem histórico-social, desenvolve algumas considerações sobre a fixação do paradigma escolar na modernidade e analisa a crise da escola, destacando as formas hegemônicas e em mudança de certas maneiras de pensar, agir e sentir de um dos principais grupos sociais que a compõem: os alunos.

Palabras clave : Escola; Aluno; História; Modernidade; Crise.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )