Educação e Realidade
Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236
Abstract
TAKARA, Samilo and TERUYA, Teresa Kazuko. Por uma Didática Não-Fascista: problematizando a formação docente à educação básica. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1169-1189. Epub Aug 17, 2015. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623646035.
O presente artigo trata de como a didática na educação básica pode ser pensada por meio da noção de vida não-fascista discutida por Michel Foucault (1991) tratando dos modos de viver na sociedade contemporânea. Em Anti-Édipo: Introdução à vida não-fascista, prefácio à versão norte-americana da obra de Deleuze e Guattari, o autor apresenta uma época de instabilidades e mudanças sociais, culturais e políticas. Nossa questão norteadora é: de que modo utilizamos a didática na contemporaneidade? Interessados/as em pensar a educação escolar propomos a desestruturação de um projeto moderno de didática no intuito de pensar outras possibilidades na atuação de professores/as.
Keywords : Educação; Mídias; Didática; Formação Docente.