SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4As Relações entre a Escola e o Aluno: uma história em transformaçãoAs Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

TAKARA, Samilo  y  TERUYA, Teresa Kazuko. Por uma Didática Não-Fascista: problematizando a formação docente à educação básica. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1169-1189.  Epub 17-Ago-2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623646035.

O presente artigo trata de como a didática na educação básica pode ser pensada por meio da noção de vida não-fascista discutida por Michel Foucault (1991) tratando dos modos de viver na sociedade contemporânea. Em Anti-Édipo: Introdução à vida não-fascista, prefácio à versão norte-americana da obra de Deleuze e Guattari, o autor apresenta uma época de instabilidades e mudanças sociais, culturais e políticas. Nossa questão norteadora é: de que modo utilizamos a didática na contemporaneidade? Interessados/as em pensar a educação escolar propomos a desestruturação de um projeto moderno de didática no intuito de pensar outras possibilidades na atuação de professores/as.

Palabras clave : Educação; Mídias; Didática; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )