SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Early Childhood Education at a Hospital School: the construction of school knowledgeThe Daily Life of School Management: the case method in the systematization of problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

JACOMINI, Márcia Aparecida  and  MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Vencimento, Remuneração e Condições de Trabalho de Professores da Rede Municipal de São Paulo. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1235-1259. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623647294.

O texto caracteriza a remuneração e as condições de trabalho de docentes da rede municipal de São Paulo, entre 1996 e 2010. Analisa a variação do vencimento básico e a composição da remuneração dos professores. Verificou-se que a rede municipal de São Paulo destaca-se em termos de atendimento no país; não há um aumento significativo no valor do vencimento base dos docentes, em comparação com a variação do valor aluno-ano Fundef/Fundeb; o vencimento base é o item de maior peso financeiro na folha de pagamento; o tempo de serviço é o principal fator para a progressão na carreira; e a proliferação de jornadas e a possibilidade de acúmulo de cargos colocaram-se como alternativas de enfrentamento aos baixos salários.

Keywords : Remuneração Docente; Financiamento da Educação; Valorização dos Profissionais de Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )