SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Basic Salary, Remuneration and Working Conditions of Teachers from Municipal Education in Sao Paulo City author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

COELHO, Fabiana Martins. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.4, pp.1261-1276.  Epub Aug 06, 2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623647617.

Este artigo é resultado de um trabalho de pesquisa, intitulado Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar, realizado pelo CAEd-UFJF em 2011. A fim de apreender as percepções de professores, coordenadores pedagógicos e diretores acerca da gestão escolar da qual fazem parte, foram realizados 17 grupos focais em 6 escolas públicas do município de Juiz de Fora. A metodologia proposta levou em conta dois processos importantes: sistematização de problemas e encaminhamento de soluções. Para isso, foram elaborados 17 cases inspirados em 5 categorias de problemas: relação da escola com a família, indisciplina do aluno, desamparo pedagógico, descontinuidades da prática docente e imprecisão no gerenciamento escolar.

Keywords : Gestão Escolar; Cases; Resolução de Problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )