SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnicoProjetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

LARANJEIRA, Denise Helena Pereira; IRIART, Mirela Figueiredo Santos  y  RODRIGUES, Milena Santos. Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.117-133. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623656124.

Este ensaio discute as transições juvenis em tempos incertos. A crise de sentidos de algumas agências socializadoras, entre elas a escola, em seu potencial de garantir às gerações mais novas uma transição para a vida adulta, interpela educadores e gestores sobre a necessidade de reconhecerem a posição das novas gerações nas transformações sociais. Traremos para o debate alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens do campo concluintes do ensino médio e algumas categorias analíticas que demarcam as áreas de estudos sobre juventude, como culturas juvenis e sociabilidades. É significativo reconhecer que o papel da escola na inserção sociocultural e profissional do jovem está por acontecer.

Palabras clave : Transições Juvenis; Culturas; Sociabilidades; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )