SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Youth Condition and School CitizenshipWhy go to School? The meanings assigned by Secondary Education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

GIL, Carmem Zeli Vargas  and  SEFFNER, Fernando. Dois Monólogos Não Fazem um Diálogo: jovens e ensino médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.175-192. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655947.

Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.

Keywords : Jovens; Ensino Médio; Participação; Desigualdades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )