SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Condición Adolescente y Ciudadanía EscolarPor que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

GIL, Carmem Zeli Vargas  y  SEFFNER, Fernando. Dois Monólogos Não Fazem um Diálogo: jovens e ensino médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.175-192. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655947.

Pautado em alguns estudos de pesquisadores que têm produzido conhecimento sobre as conexões entre culturas juvenis e escola, o texto aponta diferentes contornos que ampliam a visão tradicional da juventude como tempo de problemas e dos jovens como indivíduos na contramão do sistema escolar. Ao mesmo tempo, o texto propõe questões que ampliam o debate em torno do ensino médio para pensar temas relacionados às juventudes, compreendendo que os jovens possuem saberes gestados em diferentes espaços educativos, sujeitos a múltiplas pedagogias culturais, o que implica atenção em pensar conteúdos e métodos de ensino. As ideias aqui reunidas pretendem instigar discussões entre jovens e educadores, buscando ressignificar os sentidos atribuídos ao Ensino Médio.

Palabras clave : Jovens; Ensino Médio; Participação; Desigualdades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )