SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Two Monologues Do Not Make a Dialogue: youth and secondary educationOther Rhythms in Schools on the Outskirts of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PEREIRA, Beatriz Prado  and  LOPES, Roseli Esquerdo. Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.193-216. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655950.

O objetivo da pesquisa da qual decorre este texto foi analisar os sentidos que a escola tem para jovens no último ano do Ensino Médio regular, na tentativa de compreender as peculiaridades e os significados de sua permanência na Educação Básica. Para tanto, em 2013, em São Carlos (SP), foi aplicado um questionário junto aos alunos de escolas públicas e particulares da cidade. Posteriormente, com um grupo desses estudantes, foram realizados encontros denominados conversa coletiva, com vistas a produzir uma reflexão a partir dos resultados obtidos com os questionários. Ao se posicionarem, os jovens compõem sentidos positivos e se motivam em relação à escola, não obstante, apontam deficiências nela presentes sem, com isso, desvalorizá-la.

Keywords : Escola; Ensino Médio; Juventudes; Sentidos da Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )