SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Dois Monólogos Não Fazem um Diálogo: jovens e ensino médioOutros Ritmos em Escolas da Periferia de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PEREIRA, Beatriz Prado  y  LOPES, Roseli Esquerdo. Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.193-216. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655950.

O objetivo da pesquisa da qual decorre este texto foi analisar os sentidos que a escola tem para jovens no último ano do Ensino Médio regular, na tentativa de compreender as peculiaridades e os significados de sua permanência na Educação Básica. Para tanto, em 2013, em São Carlos (SP), foi aplicado um questionário junto aos alunos de escolas públicas e particulares da cidade. Posteriormente, com um grupo desses estudantes, foram realizados encontros denominados conversa coletiva, com vistas a produzir uma reflexão a partir dos resultados obtidos com os questionários. Ao se posicionarem, os jovens compõem sentidos positivos e se motivam em relação à escola, não obstante, apontam deficiências nela presentes sem, com isso, desvalorizá-la.

Palabras clave : Escola; Ensino Médio; Juventudes; Sentidos da Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )