SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Why go to School? The meanings assigned by Secondary Education studentsYouth in Unfavorable Social Contexts and Educational Attainment in Secondary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Outros Ritmos em Escolas da Periferia de São Paulo. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.217-237. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654713.

O artigo apresenta pesquisa em escolas públicas da periferia de São Paulo a fim de entender o desenvolvimento das sociabilidades juvenis. A proposta é descrever as dimensões que a categoria juventude adquire a partir das experiências que os estudantes vivenciam. Os jovens engendram ritmos que se contrapõem ao ritmo disciplinar. Por meio das novas tecnologias e da cultura de massa, eles têm participado de outras atividades, constituindo públicos específicos, formados prévia e externamente à escola. Assim, se a escola tenta fechar-se ao mundo externo com portões e grades, os jovens com seus diferentes ritmos, principalmente o das zoeiras, introduzem no espaço escolar os mais diferentes e singulares mundos.

Keywords : Juventudes; Escola; Ritmos; Públicos; Zoeira.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )