SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Projetos de Letramento no Ensino Médio: novas perspectivas e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SOUSA, Cirlene Cristina de  e  LEAO, Geraldo Magela Pereira. Ser Jovem e Ser Aluno: entre a escola e o Facebook. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.279-302. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623655761.

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa qualitativa que abordou o tema da relação entre juventude e midiatização da cultura contemporânea com jovens estudantes em três turmas do ensino médio. Os dados foram coletados por meio da observação participante e da aplicação de 333 questionários, 28 entrevistas e três grupos de discussão. Partiu-se do pressuposto de que a avalanche de tecnologias que se misturam à vida das pessoas, em geral, tem uma singular afetação no que tange à vida juvenil. Os resultados indicaram que jovens pesquisados vivenciavam conexões midiáticas amplas e heterogêneas, permeando seus tempos e espaços, vínculos afetivos e comunicacionais e experiências escolares de diferentes formas segundo a situação juvenil em observação.

Palavras-chave : Jovens; Ensino Médio; Redes Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )