SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Reflections on the Actions of Civil Society in Building the PNE 2014/2024Reuni and University Expansion in UFMG from 2008 to 2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

BARROS, Ricardo Abdalla  and  AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.359-381. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623650875.

Este trabalho procurou potencializar reflexões acerca do trabalho docente de professores iniciantes da área de Língua Portuguesa e Literatura que atuam no contexto do Programa São Paulo faz escola. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual se inseriram: análise documental, entrevistas e acompanhamento desses docentes. É visível nos dados analisados o sentimento de que foi retirado desses professores a autoria e a autonomia de intervenção profissional. Além disso, observamos a pressão que os docentes sofrem para que os alunos, nas avaliações meramente quantitativas da aprendizagem, apresentem notas altas, desconsiderando por completo o processo vivido no decorrer do ano letivo.

Keywords : Trabalho Docente; Currículo do Estado de São Paulo; Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Professores Iniciantes.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )