SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Reuni and University Expansion in UFMG from 2008 to 2012Historical-Critical Pedagogy and Teacher Training for Rural School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PERONI, Vera Maria Vidal  and  CAETANO, Maria Raquel. Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.407-428. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653910.

Este artigo enfoca as relações entre o público e o privado na Educação através da análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e como se dá a influência dos sujeitos que participam do conselho de governança do Instituto e suas redes de relações. O foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação. Analisamos como o privado interfere no público através da parceria entre o Instituto Unibanco e escolas de Ensino Médio, em que a propriedade permanece pública, mas a instituição privada interfere no conteúdo da educação através da gestão por resultados, trazendo uma lógica individualista e competitiva empresarial, em detrimento de princípios democráticos.

Keywords : Público-Privado; Parcerias; Democratização da Educação; Ensino Médio.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )