SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Reuni e Expansão Universitária na UFMG de 2008 a 2012Pedagogia Histórico-Crítica e Formação de Docentes para a Escola do Campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

PERONI, Vera Maria Vidal  y  CAETANO, Maria Raquel. Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do público. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.407-428. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653910.

Este artigo enfoca as relações entre o público e o privado na Educação através da análise do Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco e como se dá a influência dos sujeitos que participam do conselho de governança do Instituto e suas redes de relações. O foco da análise é a privatização do público, na lógica mercantil, com implicações para a democratização da educação. Analisamos como o privado interfere no público através da parceria entre o Instituto Unibanco e escolas de Ensino Médio, em que a propriedade permanece pública, mas a instituição privada interfere no conteúdo da educação através da gestão por resultados, trazendo uma lógica individualista e competitiva empresarial, em detrimento de princípios democráticos.

Palabras clave : Público-Privado; Parcerias; Democratização da Educação; Ensino Médio.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )