SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Atuação em Rede e o Projeto Jovem de Futuro: a privatização do públicoDemocracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional Gerencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke  e  SANTOS JUNIOR, Cláudio de Lira. Pedagogia Histórico-Crítica e Formação de Docentes para a Escola do Campo. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.429-452. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623653917.

O presente texto trata de uma crítica ao Programa Escola Ativa, identifica contradições a partir da experiência da Universidade Federal da Bahia e apresenta elementos superadores através da proposta de um curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para professores de Classes Multisseriadas dentro do Programa Escola da Terra, que substitui o Programa Escola Ativa. Defendemos a formação dos professores das escolas do campo a partir de uma política contínua e desenvolvida sob a base teórica materialista, histórica e dialética, sintonizada com os interesses da classe trabalhadora.

Palavras-chave : Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; Programa Escola da Terra; Programa Escola Ativa.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )