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Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

MARTINS, André Antunes. Democracia, Micropolítica e os Dispositivos de Gestão Educacional Gerencial. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.453-465. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623654948.

O artigo problematiza o direcionamento das políticas públicas à ampliação do exercício da democracia em educação, fazendo referências às capturas que a gestão gerencial promove ao referendar os valores de mercado. Da mesma forma, analisamos a formação do Estado moderno em sua função de codificador dos fluxos e produtor de territórios vinculados à sociedade de controle. Nesse contexto, o campo educacional, em seus aspectos organizativos e formativos, é atravessado pelo controle, disseminados pela racionalidade econômica. No entanto, as desterritorializações promovem fissuras na racionalidade econômica liberal, a educação menor seria um exemplo desse fluxo desterritorializante democrático em educação.

Palabras clave : Educação; Democracia; Gestão Gerencial; Micropolítica; Desterritorialização.

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